É tempo de refletir sobre o Brasil.

Esse texto é uma convocação a cristãos, especialmente aos neocristãos espíritas, que contam com a incrível benção de ter livros psicografados recentemente, como referência espiritual segura. Suas mensagens são tão claras e atuais, que não deixam qualquer espaço para especulações nem desculpas vazias para nos perdermos do que realmente é essencial na vida.

 ENCARNAÇÃO NÃO TEM ENDEREÇO ERRADO

Nas incursões em experiências pessoais, passei por momentos recentes que me levaram a desejar ir embora do país, buscar uma cultura mais racional, mais ideal. Embora seja um movimento válido, de viver novas experiências em família, fiquei incomodada com a sensação estranha que estava sentindo: um incômodo grande com o Brasil, com a violência, a falta de educação, entre outras manifestações.

Me vi presa numa sensação infantilizada de “não pertencer a este lugar”, e eu sabia que isso estava em profundo desacordo. Afinal, como diz o amado Chico Xavier, encarnação não tem endereço errado. Não estamos aqui por mero engano. Isso não quer dizer que absolutamente não possamos sair do país, e viver em outras paragens. Mas que a decisão de sair de onde estamos não deve se fundamentar numa fuga. Fazer uma mudança assim, pra mim, precisaria se dar pelas razões certas.

Foi quando vi um vídeo do irmão Haroldo Dutra, em que era mencionada a obra “Brasil coração do mundo, pátria do Evangelho”. Nele, o estudioso diz ser o país uma espécie de hospital espiritual, que recebe inúmeras almas em francos processos de reajuste moral. Fiquei tão impactada que tive necessidade de recorrer à fonte, e mergulhei a fundo na obra original.

FLA X FLU NA POLÍTICA BRASILEIRA

Já nos primeiros quatro capítulos de leitura, uma alegria sem igual invadiu meu ser, e pude sentir aquele estranho incômodo desaparecer devagar. Percebi que as arestas começarem a amainar, em concordância novamente. Um encaixe tão confortável, que acessei uma alegria imensa por estar aqui, exatamente onde estou. Ainda bem, porque os dias que estavam por vir demandariam essa força de propósito como nunca antes.

Estamos vivendo momentos difíceis na política, em meio a esse FlaXFlu de partidos e posicionamentos viscerais. Eu mesma, com minhas visões pessoais, passei a sentir-me incomodada ao ver admirados irmãos espíritas manifestarem, apaixonadamente, opiniões tão diferentes das minhas. Uma pergunta me rondava (e ainda ronda) insistentemente: “alguém deve estar MUITO enganado, será que são eles ou eu?”.

BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO

A leitura deste livro, no atual momento, é extremamente útil. Diria, até mesmo, vital para compreender o momento que nosso país atravessa.

Este livro nos relembra, sem meias palavras, do que é essencial: aprender a amar!

Na obra, o próprio Jesus Cristo explica importantes fatos. Porém, para adentrar em seus domínios, é PRESSUPOSTO BÁSICO abraçar a mediunidade cristalina de Chico Xavier que, sem receios, ressalta palavras claras do Mestre, e explica sem qualquer dubiedade, a missão espiritual do Brasil. Assim sendo, conciliados com esta ressalva, vamos aos fatos sobre nosso país, nas palavras de Jesus:

AS INJUÇÕES POLÍTICAS SÃO SECUNDÁRIAS. PRIMÁRIO É PERCEBER QUE ESTAMOS SEMPRE LIGADOS DIRETAMENTE AO CORAÇÃO DE CRISTO

No livro em questão, quando Jesus confere a grande missão espiritual do Evangelho às terras brasileiras, Helil, o missionário designado para conduzir tamanha epopéia, mostra preocupação ao Mestre, mediante as ameaças da ambição desenfreada. Jesus, porém, confiante na proteção de seu Pai, não hesita em dizer com a certeza e a alegria que traz em si:

“Helil, afasta essas preocupações e receios inúteis. A região do Cruzeiro, onde se realizará a epopeia do meu Evangelho, estará, antes de tudo, ligada eternamente ao meu coração. As injunções políticas terão nela atividades SECUNDÁRIAS, porque, acima de todas as coisas, em seu solo santificado e exuberante estará o sinal da fraternidade universal, unindo todos os espíritos. Sobre a sua volumosa extensão pairará constantemente o signo da minha assistência compassiva e a mão prestigiosa e potentíssima de Deus pousará sobre a terra de minha cruz, com infinita misericórdia. As potências imperialistas da Terra esbarrarão sempre nas suas claridades divinas e nas suas ciclópicas realizações. Antes de o estar ao dos homens, é ao meu coração que ela se encontra ligada para sempre.”

SOBRE AS ALMAS QUE HABITAM O SOLO BRASILEIRO

O livro explica, ainda, quem são os irmãos acolhidos no Brasil, com o intuito de auxiliá-los a reajustarem-se à Lei de Amor. Ismael pede que Cristo receba no Brasil almas flageladas e sofredoras. Ao que Jesus responde:

“Ismael, nas tuas obrigações e trabalhos, considera que a dor é a eterna lapidaria de todos os Espíritos e que o Nosso Pai não concede aos filhos fardo superior às suas forças, nas lutas evolutivas. Abriga aí, na sagrada extensão dos territórios do país do Evangelho, todos os infortunados e todos os infelizes. No meu coração ecoam as súplicas dolorosas de todos os seres sofredores, que se agrupam nas regiões inferiores dos espaços próximos da Terra. Agasalha-os no solo bendito que recebe as irradiações do símbolo estrelado, alimentando-os com o pão substancioso dos sofrimentos depuradores e das lágrimas que lavam todas as manchas da alma. Leva a essas coletividades espirituais, sinceramente arrependidas do seu passado obscuro e delituoso, a tua bandeira de paz e de esperança; ensina-lhes a ler os preceitos da minha doutrina, nos códigos dourados do sofrimento – diz Jesus.

Ismael sente que luzes compassivas e misericordiosas lhe visitam o coração e parte com os seus companheiros, em busca dos planos da erraticidade mais próximos da Terra. Aí se encontram antigos batalhadores das cruzadas, senhores feudais da Idade Média, padres e inquisidores, Espíritos rebeldes e revoltados, perdidos nos caminhos cheios da treva das suas consciências polutas. O emissário do Senhor desdobra nessas grutas do sofrimento a sua bandeira de luz, como uma estrela d’alva, assinalando o fim de profunda noite.”

O QUE REALMENTE É ESSENCIAL EM NOSSA CAMINHADA

Sobre a instauração da República, em 1889, Cristo explica que é necessário separar o organismo político do Brasil, da condução espiritual em terras brasileiras:

“Irmãos, a Pátria do Evangelho atinge agora a sua maioridade coletiva. Profundas transições assinalarão a sua existência social e política. (…) NECESSÁRIO É SEPAREMOS AGORA O ORGANISMO POLÍTICO DO BRASIL DOS ALVITRES (conselhos) PERMANENTES E CONSTANTES DO MUNDO ESPIRITUAL, PARA QUE TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS SEJAM DEVIDAMENTE VALORIZADOS. (…) Acompanharemos, indiretamente, o Brasil, onde as sementes do Evangelho foram jorradas a mancheias, a fim de que o seu povo, generoso e fraternal, possa inscrever mais tarde a sua gloriosa missão espiritual nas mais belas páginas da civilização, em o livro de ouro dos progressos do mundo.

MISSÃO ESPIRITUAL DO BRASIL: “QUE CÉSAR ESCLAREÇA SEU PRÓPRIO CORAÇÃO”

Cristo nos convoca a expandir seu Evangelho em terras brasileiras, a despeito de todos os acontecimentos secundários e materiais. E ressalta que o único trabalho que existe é a reforma individual de cada um, sem forçar a conversão de ninguém. A César o que é de César. Ao Pai o que é do Pai. Confira a seguir:

“Consolidareis o templo de Ismael, para que do seu núcleo possam expandir-se, por toda a extensão territorial da pátria brasileira, as claridades consoladoras da minha doutrina de redenção, de piedade e de misericórdia. Ensinareis aos meus novos discípulos encarnados a paciência e a serenidade, a humildade e o amor, a paz e a resignação, para que a luta seja vencida pela luz e pela verdade. ABRIREIS PARA A CARAVANA DO EVANGELHO, QUE MARCHA AO LONGO DOS CAMINHOS DA SOMBRA, A ESTRADA DA REVOLUÇÃO INTERIOR, CUJO OBJETIVO ÚNICO É A REFORMA DE CADA UM, sob o fardo das provas, sem o recurso à indisciplina perante as leis estatuídas no mundo e sem o auxílio das armas homicidas.

A NOVA REVELAÇÃO NÃO É DADA PARA QUE SE OPERE A CONVERSÃO COMPULSÓRIA DE CÉSAR ÀS COISAS DE DEUS, MAS PARA QUE CÉSAR ESCLAREÇA O SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, EDIFICANDO-SE NO EXEMPLO DOS SEUS SUBORDINADOS E TORNANDO DIVINA A SUA IMPERFEITA OBRA TERRESTRE. Conduzireis, portanto, aos meus discípulos encarnados o estandarte da fé e da caridade, com o programa da renúncia e do desprendimento dos bens humanos, dentro dos sagrados imperativos da sua grandiosa missão.

A POLÍTICA TERÁ SEU PRÓPRIO CURSO. A REDENÇÃO ESPIRITUAL DE CADA UM É O FOCO DO CRISTO

Jesus, conclama-nos a estarmos atentos ao fato de que a reforma íntima é a única e real missão que nos compete. Tudo o mais é distração externa, que nos lança para longe do foco da vida. Não que a política deva ser ignorada, porém pode ser sempre observada e exercida tendo por base o que realmente é ESSENCIAL na vida.

“Doravante, o Brasil político será entregue à sua responsabilidade própria. As transições se realizarão acima de todos os cultos religiosos, para que todas as conquistas se verifiquem fora de qualquer eiva de sectarismo.

OS DISCÍPULOS DO EVANGELHO SOFRERÃO, CERTAMENTE, OS EFEITOS DOLOROSOS DA BORRASCA (tempestade) EM PERSPECTIVA; ESTAREMOS, PORÉM, A POSTOS, SUSTENTANDO O BRASIL ESPIRITUAL, QUE, DE ORA EM DIANTE, PASSARÁ A SER O NOSSO PRECIOSO PATRIMÔNIO. Articularemos todas as possibilidades e energias em favor do Evangelho, no país inteiro, e a obra de Ismael derramará as bênçãos fulgurantes do céu sobre todos os corações, na estrada de todos os felizes e de todos os tristes da Terra.

No capítulo das instituições humanas, os esforços que despendemos até agora estão mais ou menos encerrados; compete-nos, todavia, em todos os dias do porvir, CONSERVAR E DESENVOLVER A MELHOR PARTE, ESPIRITUALIZANDO ESSAS MESMAS INSTITUIÇÕES, dentro das grandes finalidades de todos os labores das esferas elevadas do plano espiritual. Bem-aventurados todos os trabalhadores da seara divina da verdade e do amor, pois deles é o reino imortal da suprema ventura!”

Que saibamos reconhecer nos líderes políticos, nos juízes, nos executivos, nos policiais, nos jornalistas, nos amigos que pensam diferente, que todos são irmãos de caminhada que, assim como nós, travam batalhas importantes contra as próprias trevas da alma, em busca do mesmo objetivo de redenção interior.

Que possamos estar lúcidos e atentos ao convite dessa obra gigante, e da missão colossal de Jesus Cristo, empenhando-nos a reforçar suas bases dando conta, primordialmente, de fazer florescer o Evangelho, à priori, nas terras de nosso próprio coração. Dessa forma, acima de toda e qualquer posição partidária, conseguirmos ser a presença que silencia, concilia e ama sempre. Assim seja!

Por: Daniela Migliari, com base no estudo do livro “Brasil coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, de Humberto de Campos, com psicografia de Francisco Cândido Xavier).

FONTE: https://www.kardecriopreto.com.br/que-pais-e-esse/

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...