Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 62

 

Por: Morel Felipe Wilkon

Você é daquelas pessoas que acham que o mundo está ficando cada vez pior? Você acha mesmo que tudo está piorando? Não estou aqui pra dizer que você está errado. Mas se você costuma dizer coisas desse tipo, talvez seja o caso de você analisar a si mesmo pra ver se essa ideia é realmente sua ou se você está apenas repetindo o que os outros dizem.

 

É claro que se você costuma dar muita importância ao que diz a grande mídia, você tem motivos de sobra pra achar que o mundo está cada vez pior. A grande mídia vive de tragédias; é o seu principal produto. Atraem o público com tragédias, sangue, choro, desgraças de todo tipo. Mas o mundo não é o que a televisão mostra. Ele não é tão bom como mostram as campanhas de candidatos à reeleição nem tão ruim quanto mostram os telejornais. Devo esclarecer que não assisto televisão há bastante tempo.

Você acha que o mundo está piorando?

É verdade que o mundo está muito violento. Mas já foi pior. Há dois mil anos os romanos se divertiam assistindo lutas de gladiadores, que terminavam com a morte do derrotado. Com o surgimento do cristianismo e a perseguição aos primeiros cristãos, os romanos encontraram uma atração ainda mais divertida: jogavam os cristãos às feras na arena. Os cidadãos romanos lotavam estádios, como acontece com o futebol hoje em dia. Só que iam assistir famílias inteiras de cristãos serem perseguidas e devoradas por tigres e leões famintos. E se divertiam muito com isso. Perdiam o fôlego de tanto rir dos pobres cristãos correndo, desesperados. As mulheres ficavam excitadíssimas, e agarravam o homem que estivesse por perto para se sentirem mais protegidas. Mas achavam tudo muito emocionante. Foi a maior diversão de todas as classes sociais por muitas décadas.

Talvez você ache que dois mil anos é muito tempo para comparar com os dias de hoje. Voltemos no tempo apenas quinhentos anos, então. Quinhentos anos atrás, os cristãos, de novo eles, haviam passado de perseguidos a perseguidores. Os cristãos inventaram aparelhos de tortura muito engenhosos e criativos. Mas nada fez tanto sucesso naquele tempo como a boa e velha fogueira. Os cristãos queimaram vivos muitos milhares de pessoas. Queimavam hereges, bruxas, judeus, e pessoas que não eram nem hereges nem bruxas nem judeus mas que contrariaram alguém importante. Em algumas cidades foram queimados centenas em apenas um ano. Você imagina o que era isso? E essa era a grande e talvez única diversão da população, na época. Todos iam assistir o espetáculo, ouvir os gritos de dor e desespero e sentir o cheiro de churrasco humano.

Se você ainda acha que é muito tempo, que quinhentos anos atrás é algo muito longe, é bom lembrar que pouco mais de cem anos atrás havia escravidão no Brasil. Ainda há preconceito, há miséria, há fome, há pessoas morando nas ruas. Mas essas pessoas não têm dono. Não são propriedade de ninguém. Há apenas cinquenta anos, a mulher era completamente dependente do marido, e sua liberdade era muito restrita. Não tinha os mesmos direitos que o homem, e os direitos que já havia conquistado legalmente não eram respeitados na prática. Trinta anos atrás talvez um artigo como este não pudesse ser publicado, pois toda e qualquer publicação devia passar pela censura. Vivíamos em uma ditadura.

Você acha realmente que o mundo está piorando? Não será porque hoje temos acesso à informação como nunca tivemos? Não será porque hoje estamos mais esclarecidos e sensibilizados e notamos e nos importamos com coisas que antes não nos importavam diretamente? Meu amigo Zeca cita uma reflexão atribuída a Sai Baba, que é mais ou menos assim: “Não há mais maldade hoje do que ontem. O que há é mais luz. Imagine que você tem um quarto, ou uma despensa, onde guarda suas coisas, iluminado por uma lâmpada de 40W. Se trocar para uma lâmpada de 100W, verá muita desordem e um tipo de sujeira que você nem imaginava que tinha naquele local.”

Pense sobre isso antes de dizer que as coisas estão piorando. E não esqueça que os romanos somos nós, os cristãos somos nós, os escravos ou senhores de escravos somos nós. Você é espírito imortal, e já viveu muitos personagens como esses. Através da reencarnação, fomos nós mesmos que escrevemos toda a história da humanidade.

FONTE: http://www.espiritoimortal.com.br/voce-acha-que-o-mundo-esta-piorando

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...