Desde 2003, o Departamento do Bem Estar Social Eny Silveira oferece a alfabetização para mulheres carentes, às quintas-feiras, das 13h às 16h30, na SEMP.

Já passaram por nossas turmas mais de 130 alunas, de diversas faixas etárias, entre 30 e 90 anos de idade.

Este projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que fornece as apostilas e a capacitação das voluntárias da SEMP.

As alunas são todas ‘carrinheiras’, que desejam aprender a ler para não errarem ao escolher em qual ônibus devem entrar, para entenderem o modo de administrar o remédio para os filhos, netos ou para si próprias, para ao menos escreverem seus nomes e algumas anotações necessárias no seu dia-a-dia. Muitas são arrimo de família numerosa e algumas ficaram faceiras em já poderem ajudar as crianças de casa a fazerem suas lições escolares.

 

 

No dia 22 do corrente mês de setembro, uma das voluntárias desta nobre ação, Jociely Kulcheski, recebeu uma homenagem e o título de Professora Honorária de Curitiba pelo trabalho realizado na Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz.

Além dela, as seguintes voluntárias colaboraram, durante este período de 9 anos, para a realização do projeto: Elizabeth Dobruski, Irene Bossler, Jussara França, Márcia Pimenta, Maria Lúcia Tagliari e Rosana Percegona, além de muitas outras colaboradoras que auxiliam na recepção, lanche, passes, palestras, atendimento médico, distribuição de roupas e gêneros alimentícios, com carinho e dedicação às assistidas da Casa.

Muito emocionada, Jociely demonstra o amor que aplica em sua tarefa espírita, com as seguintes palavras:

“Agradeço a Deus a oportunidade de ensinar àqueles que desejam ver a luz das letras, juntar as sílabas, formar palavras que constituem frases e expressam seus pensamentos e sentimentos. Com elas, aumenta a nossa esperança no futuro, pois a alfabetização lhes permite sair da faixa dos excluídos da sociedade moderna e sentirem-se verdadeiros cidadãos, aptos a fazerem escolhas mais conscientes em suas vidas. É inimaginável o esforço que essas pessoas humildes fazem para conseguir segurar o lápis, desenhar as letras, soletrar cada sílaba até compreender o significado da frase a ser lida, tudo isso após um dia de lutas e sacrifícios! Compartilhar este momento de aprendizado mútuo nos traz muita alegria e realização.”

Parabéns a todas essas voluntárias prestimosas que semeiam a Luz e a todos que, de alguma forma, colaboraram para que esta atividade seja desenvolvida com sucesso!

 

 

 

Fonte:  Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz - www.osmensageirosdapaz.com.br
Crédito Fotos: Sociedade Espirita Os Mensageiros da Paz

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...