FONTE: BAÚ ESPÍRITA 

Duas vezes por ano, surge os comentários, brincadeiras, simpatias e outras, relativas a famigerada sexta-feira 13.
Mas de onde surgiu essas superstições? Qual o início?
Há duas hipóteses mais aceitáveis sobre o que significa e o início da temida sexta-feira 13.

1ª - No Cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a ordem dos templários (exército criado no tempo das Cruzadas, responsável por guardar o templo de Salomão na cidade de Jerusalém e os peregrinos que visitavam a Cidade Santa), foi declarada ilegal pelo Rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo os país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

2ª - Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan (o mesmo período de março-abril), no calendário hebraico.

Foi justamente nas comemorações das páscoa judaica que Jesus foi preso, julgado e crucificado.
Existem várias outras teorias sobre o assunto, mas
as duas mais famosas são essas e talvez uma delas realmente seja o motivo para existir a superstição.

Mas o que Espiritismo pensa a esse respeito?
Nós espíritas, não acreditamos em superstições e crendices, não acreditamos no acaso, ou que um gato preto, uma data ou até mesmo um talismã possam modificar ou atrapalhar o andamento e o rumo de nossas vidas.

Reputar a essas coisas legitimidade de decidir ou modificar nossas vidas, é passar nossa responsabilidade a terceiros, esquecendo-nos da Lei de Causa e Efeito

Somos responsáveis por tudo que nos acontece, pois temos o livre-arbítrio e o poder de tomar decisões a todos os instantes, o que automaticamente nos deixa expostos as consequências dessas decisões, ou seja, causa efeito, que é comumente traduzido no Espiritismo pela expressão "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória".

Superstição é um sentimento religioso baseado no temor e na ignorância, o que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas, ou seja, justamente ao contrário do Espiritismo que não aceita dogmas, é baseado na fé raciocinada onde tudo há um porquê e um motivo justo e racional para acontecer.

A Doutrina Espírita não adota em suas reuniões ou em suas práticas:
- Paramentos ou quaisquer vestes especiais
- Vinho ou qualquer bebida alcoólica
- Incenso, mirra, fumo ou substâncias outras que produzam fumaça
- Altares, imagens, andores, velas e quaisquer objetos materiais como auxiliares de atração do público
- Hinos ou cantos em línguas mortas ou exóticas
- danças, procissões ou atos análogos
- Pagamento por toda e qualquer atividade exercida pelo próximo
- Talismãs, amuletos, orações miraculosas, bentinhos, escapulários ou qualquer objeto
- Administração de sacramentos, concessão de indulgências, distribuição de títulos nobiliárquicos
- Confeccionar horóscopo, exercer a cartomancia, quiromancia e outras mancias.
- Rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar o público
- Fazer promessas e despachos, riscar cruzes e pontos, praticar, enfim, a longa série de atos materiais oriundos das velhas e primitivas concepções religiosas.

Assevera Kardec:
"Assim o Espiritismo não aceita todos os fatos considerados maravilhosos, ou sobrenaturais. Longe disso, demonstra a impossibilidade de grande número deles e o ridículo de certas crenças, que constituem a superstição propriamente dita". (Livro dos médiuns, cap. II da primeira parte, ítem 13)

Resumindo, como espíritas não devemos nos apegar a esse tipo de coisa, como sexta-feira 13 ou qualquer outro tipo de superstição, e seguir nossas reencarnações de forma consciente e responsável buscando fazer o melhor, seguindo as Leis Divinas, rumando a nossa evolução.

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