Fonte: TV Mundo Maior
Muitas pessoas têm medo de ir ao cemitério, por acharem que irão encontrar algum espírito por ali. Mas esse medo é realmente válido?
Geralmente nós temos medo de tudo que é desconhecido, mas ao estudarmos a doutrina espírita não temos motivos para temer a mal algum. Quando uma pessoa desencarna e precisamos ir até o seu funeral para lhe desejar uma partida mais tranquila é válido e até mesmo bonito da nossa parte.
Mas se você está indo ao local sem aceitar as leis divinas e até mesmo questionar a Deus sobre a morte de tal pessoa, você não irá ajudar a partida daquele ente e estará depositando as suas energias para algo que não é necessário no momento.
Ao estudarmos a doutrina espírita, sabemos que tem alguns espíritos que não aceitam a morte, e ainda são apegados ao corpo material e por esse motivo eles ficam vagando ao lado de seu próprio corpo. Quando eles notarem que você ‘abriu a sua guarda’ por estar emanando energias negativas eles irão se aproveitar desse seu momento e te influenciar a continuar com essa vibração ruim.
Mas como tudo na doutrina espírita não é uma certeza absoluta, existem casos e casos. Ao ir a locais como este, que esteja em vibração com o plano espiritual, você pode sim lamentar, chorar e sofrer pela morte de um ente querido, afinal isso são as provas que devemos passar enquanto encarnados, mas aproveita e ore por essa pessoa, peça que os espíritos de luz a encaminhe para o melhor lugar possível de acordo com a sua evolução. Diga que ela pode ir em paz e cumprir a sua outra tarefa onde ela será encaminhada.
Nós espíritas apesar de não temer a morte como outros cristãos, também sofremos com a partida de alguém, temos todo o direito de lamentar pela partida de alguém, mas devemos ter em mente que se for preciso para a evolução de ambos iremos nos encontrar novamente.
Mas afinal, por que os Espíritas não temem a morte?
A doutrina espírita muda inteiramente a maneira de se encarar o futuro. A vida futura não é mais uma hipótese, mas uma realidade. O véu foi levantado, o mundo espiritual nos aparece em toda a sua realidade prática, não são os homens que o descobriram pelo esforço, mas são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.
O que nos sustenta não é somente a esperança, é a certeza. Sabemos que a vida futura não é senão a continuidade da vida presente em melhores condições, e a esperam com a mesma confiança que esperam o Sol depois de uma noite de tempestade. O motivo dessa confiança na vida futura são os testemunhos os fatos com a lógica, a justiça, a bondade de Deus e as aspirações intimas do homem.
Para ter espíritos de luz nas horas boas e nos momentos difíceis da sua vida, como por exemplo, na perda de um ente querido, faça o máximo possível para ser uma pessoa melhor, que com isso irá atrair espíritos de luz para te aliviar um pouco das aflições, e assim a vida ficará mais leve.