Por: Rita Ramos Cordeiro

Bioenergia é o termo empregado para definir a troca de energia que é transmitida através das mãos pela técnica do toque ou pela imposição das mãos e é utilizada em várias correntes filosóficas e religiosas.

Surgida há milhares de anos, se mantém viva até os dias atuais recebendo várias denominações, sendo por muitos considerada como uma terapia alternativa focada no equilíbrio do espírito, do corpo e da mente.

Já o passe é a transfusão de fluidos magnéticos vindas do alto, por influência da espiritualidade superior, transmitida pela imposição das mãos do médium espírita na direção do assistido, tendo por objetivo ajudar a recuperar sua harmonia orgânica e psíquica. Tanto a transmissão quanto a recepção estão diretamente ligadas à vontade e confiança de quem doa e quem recebe.

O Espiritismo é muito criterioso com as terapias utilizadas sob sua égide. Todavia, na atualidade existem casas espíritas que utilizam terapias alternativas como forma de tratamento para seus assistidos, e que mesmo úteis não são fundadas na doutrina, o que leva a compreensão equivocada do que é o próprio passe.

Exatamente por isso esclarecemos que a bioenergia não é uma prática espírita e não é utilizada com esse nome nas casas que seguem a Doutrina Espírita. O Espiritismo respeita todos os tipos de terapias alternativas, mas sobretudo prima pelo estudo e conhecimento para aplicar o passe na forma que foi orientada pelos espíritos superiores, através das obras espíritas codificadas por Allan Kardec.

Independentemente de sua utilização em qualquer vertente religiosa, a energia utilizada como doação e fonte de cura é sempre o fluido cósmico universal tão bem explicado na Doutrina Espírita, havendo benefícios por sua utilização comprovados em qualquer uma delas.

Efetivamente, não importa qual a religião ou qual o nome dado para este tipo de transfusão de energia - se passe, se bioenergia ou outro -, o que importa são os resultados e benefícios atingidos por aqueles que os procura e para as tão conhecidas dores da alma.

Geralmente são oferecidas gratuitamente, pois considera-se que é uma energia recebida gratuitamente do Alto para os benefícios das almas, sendo assim, e recordando o alerta do Cristo, deve ser doada gratuitamente.

Para quem não tem afinidade com a Doutrina Espírita a ponto de aceitar receber o tão conhecido tratamento espiritual através do passe, pode se informar em outra vertente ou segmento religioso sério e idôneo o qual, apesar de mudar o nome do tratamento, terá o mesmo objetivo, que é o da transfusão de energia, melhoria do corpo e apoio na cura da alma.

Seja qual for a religião que escolhemos para cuidar das dores da nossa alma, o importante é observar que Deus está em todos os grupos que transmitem amor ao próximo.

A religião certa será, portanto, aquela com a qual sintonizamos e que recebe de braços abertos todo ser humano que nela busque acolhimento, sem preconceitos de cor, raça, gênero, cultura ou grau social, sempre com o objetivo superior de acolher amorosamente!

 


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input