Fonte: Issuu - Por: Adelisa Silva

Outro dia comecei a refletir sobre coisas que o dinheiro não pode comprar...

De uns anos para cá, eu procuro não me estressar por dinheiro. Se tiver algum prejuízo, paro e reflito: isso não é nada perto de um sofrimento maior, de uma doença incurável...

Dinheiro? Quando se tem força de vontade e disposição, a gente trabalha e ganha outra vez!

É claro que não saio esbanjando por aí. É preciso ter controle ao gastar, pois, a falta de dinheiro nos torna escravos dele. Mas, aprendi a equilibrar melhor minha relação com ele. Não tenho pena de gastar com comida, por exemplo. Como bem, e o que tenho vontade! Também viajo sempre que posso – afinal, viajar é a melhor forma de empregarmos o dinheiro!

Tudo é claro, dentro das possibilidades.

Dinheiro não compra felicidade, nem paz de espírito. Tampouco compra saúde, dignidade, educação, caráter. Definitivamente, dinheiro não traz felicidade. E nem manda buscar, como se costuma dizer por aí.

Felicidade é um sentimento que não depende de uma conta bancária abastada. Conheço pessoas que têm muito dinheiro, mas não são felizes. Sentem-se vazias, deprimidas, totalmente infelizes, sem um sentido na vida... Por outro lado, conheço muita gente que leva uma vida modesta e é feliz em sua simplicidade.

As qualidades também não podem ser compradas; elas vêm de berço. Se a pessoa não teve exemplos em casa, de como se portar ou saber o que é certo ou errado, fica difícil. E dinheiro algum no mundo pode dar jeito em falta de caráter ou educação!

Dinheiro também não compra saúde. Aprendi isso de uma maneira muito triste e dolorosa: vi minha sobrinha doente, morrendo aos poucos, e dinheiro nenhum neste mundo pode impedir seu sofrimento e sua partida.

A paz de espírito é um bem precioso, que também não tem preço. Essa tranquilidade vem por meio de uma consciência tranquila, da fé em Deus, de um coração limpo de mágoa; da capacidade de perdoar e não guardar rancor.

Ao refletir sobre tudo isso, cheguei à conclusão de que, mais importante do que ter dinheiro, é ter saúde, paz e alegria para poder desfrutar de tudo o que a vida tem de melhor! Isso é o que realmente importa!


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input