Por: Luiz Lemuchi-Boletim Colmeia de Luz (Indaiatuba)

O progresso é inevitável. É uma lei da natureza, lei de Deus. Tudo se transforma e progride.

As transformações ocorrem de maneira imperceptível, pouco a pouco. Não percebemos no cotidiano de nossas vidas, as mudanças, porém, quando deixamos de ver alguém por algum tempo, ou alguma coisa, ou ainda algum lugar, logo percebemos em nossos registros mentais algo diferente. Houve mudança.

Tudo é movimento no universo. Para aquele que crê numa Inteligência Suprema, dirigindo e coordenando o Universo Ilimitado, não existem receio e expectativas negativas diante dos sucessivos fatos que levam a esse progresso. Confiante em Deus sabe que sempre o melhor virá nas ocorrências sucessivas em nossas vidas.

Analisando a nós mesmos, sentimos as mudanças físicas e psicológicas ou espirituais. Sentimos diretamente e com clareza as transformações físicas com a constante alteração de nosso corpo, em decorrência da idade que vai avançando. Nossos conceitos a se reformular, sempre reformulando nosso caráter e nosso comportamento no que se refere à ética, à moral e à destreza da inteligência, a cada dia acumulando mais conhecimento.

Por estarmos encarnados e considerando nossa relativa evolução intelectual e moral, nosso foco principal ainda é o corpo físico. A velhice vai vencendo suas etapas. Não são todos que aceitam e se conformam com essa situação. Mas, queiramos ou não, esse progresso é constante.

Para a porção da humanidade que cultua as ideias materialistas a insatisfação é enorme, ao contrário daqueles que creem em Deus e defendem o espiritualismo. A compreensão da lei do Progresso se pronuncia com mais naturalidade e sem revoltas.

O Espiritismo, em seu corpo doutrinário, vem aclarar de vez esse fenômeno das transformações. O estudo e a prática da Doutrina dos Espíritos instala na criatura humana uma serenidade que a faz feliz em todos os períodos da sua existência.

Estar sempre atento a este tema, estudando e reflexionando a respeito, trará progressivamente a paz interior. A confiança em si mesmo e acima de tudo nos desígnios de Deus. Analisamos a individualidade, pelo fato de falar mais alto ao nosso interesse. Mas podemos deduzir, sem dificuldade, o avanço em tudo que nos cerca. As mudanças econômicas, sociais, científicas, levando a humanidade a novas etapas evolutivas.

A Lei da Reencarnação ou das vidas sucessivas é o marco da justiça divina. A cada retorno nosso no que denominamos mundo material, estaremos vivendo tempos mais avançados e melhores.

Mudanças numa ordem estabelecida provocam sempre revolução, jogos de interesses, fixação na ideia do poder. Ainda em nosso mundo, as mudanças geram conflitos, guerras, destruição e desespero. Também nos grandes acontecimentos, essa Lei mostra a transitoriedade dos acontecimentos. Tudo passa. O Ser Inteligente, o Espirito Imortal continua, segue em frente evoluindo.

Para nos situarmos adequadamente nesse contexto da Lei do Progresso, temos o apoio Daquele que nos visitou e que hoje sabemos que é o Governador da Terra: Jesus de Nazaré. É Ele: o caminho, a verdade, a vida. Sigamo-lo, confiantes.

 


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input