Por: Rafael Siqueira

Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

O nome é chique e vem do inglês - Fake News, mas a sua prática desinforma, alarma e ataca a reputação de muita gente séria. Não é só no meio político que se produzem notícias falsas, mas nos mais variados setores da sociedade, inclusive os meios religiosos.


Desde cedo, tenho aprendido que sou responsável por tudo aquilo que posto nas redes sociais, mesmo quando penso tratar-se de material inofensivo a meus olhos, mas que pode ferir outras pessoas.

Ensina-nos o filósofo Sócrates que todas as nossas manifestações devem ser previamente submetidas a três peneiras: i. é VERDADE o fato que eu vou postar/compartilhar? ii. Sendo verdade, eu agirei com BONDADE levando a público aqueles fatos? iii. Após a verificação quanto à verdade e bondade, há real NECESSIDADE de publicação do fato?

Ultrapassadas essas três peneiras socráticas, poderemos ter certeza de não estar propagando fake news e evitando essa forma de violência que hoje atinge "os outros", mas que amanhã poderemos ser nós os atingidos.

Na feliz citação de Paulo a Tito (Tito 2:1), o Apóstolo dos Gentios asseverou: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina".

Que passamos nós, então, falar, postar ou compartilhar aquilo que convém à doutrina do respeito, da verdade e, sobretudo, do amor.

Nosso maior desafio será não apenas postar TRUE NEWS, mas igualmente GOOD NEWS. É isso o que o mundo precisa e espera de nós!


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input