Por: Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira prepara diversas atividades ao longo de 2022 em homenagem ao médium que psicografou mais de 450 obras em 30 idiomas.

O ano de 2022 traz diversas referências à história recente do povo brasileiro. Há 20 anos, enquanto o Brasil comemorava o pentacampeonato de futebol no Japão, desencarnava no dia 30 de junho na cidade mineira de Uberaba um dos maiores divulgadores da Doutrina Espírita. Chico Xavier foi uma das vozes e as mãos dos espíritas ao longo do século XX, com mais de 450 obras editadas, traduzidas em 30 idiomas.

Em seus 92 anos de vida, foi além das fronteiras do Espiritismo, inspirando a criação de diversas casas de apoio, creches e escolas em todo o país. Seu legado inclui cartas e mensagens de amor e caridade, que o alçaram a uma das figuras mais representativas do povo brasileiro. Segundo Censo/IBGE 2010, no Brasil há cerca de 3.8 milhões de espíritas declarados, sendo somados aos simpatizantes e frequentadores, esse número pode chegar a 30 milhões de brasileiros.

Homenagem em ação
Para celebrar a memória de Chico Xavier nos 20 anos de sua desencarnação, a Federação Espírita Brasileira está desenvolvendo diversas atividades ao longo de 2022, intitulado Ano de Chico Xavier, um homem chamado amor. Serão palestras, podcasts com convidados especiais, publicações em diversos formatos e Semana virtual com abertura de Divaldo Franco. Todos os domingos no site e nas redes sociais, a FEB contará com materiais especiais sobre a trajetória do médium em seus três aspectos: o homem, o médium e a caridade. Acompanhe ainda depoimentos, casos da vida de Chico, fotografias históricas e entrevistas.

A programação inclui novos livros e reedições de publicações do médium pelo selo FEB Editora, com as divulgações realizadas pelo site: https://www.febeditora.com.br/. Ainda nas atividades, com previsão para junho, haverá o lançamento do documentário Chico para Sempre, do diretor Wagner Assis, com participação de diretores e presidente da FEB.

Há previsão de início das gravações do filme Nosso Lar 2, baseado no livro Os mensageiros, psicografado por Chico Xavier neste ano. 12 anos após o lançamento do filme Nosso Lar, que levou 4 milhões de espectadores aos cinemas, se tornando um marco no cinema nacional e na divulgação do Espiritismo.

Sessão solene no Senado Federal
Dia 11 de fevereiro de 2022 o Senado Federal realizou a sessão especial em homenagem à memória do médium mineiro. A solenidade realizada no plenário da Casa legislativa, ocorreu de forma semipresencial, aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Senado.


O homem, a mediunidade e a caridade
Para entender melhor quem foi Chico Xavier, de janeiro a março, o podcast Espiritismo em Pauta trará três momentos da trajetória de vida de Chico Xavier. No primeiro episódio do especial Ano de Chico Xavier, o diretor de Memória e Documentação da FEB, João Rabelo, comenta o homem Chico, e um pouco de sua história ao longo de seus 92 anos. O episódio está disponível desde o dia 16 de janeiro.

No segundo episódio, disponível para download em 20 de fevereiro, o podcast conversa com a vice-presidente da Federação, Marta Antunes, sobre o aspecto da mediunidade. No último episódio do especial, com agenda para 20 de março, o programa apresenta a história da caridade em Chico, com a participação do pesquisador Samuel Magalhães. O podcast Espiritismo em Pauta é uma realização da FEB podcasts, disponível em todos os agregadores de áudio no terceiro domingo do mês e também pelo site: https://febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta/

50 anos do programa Pinga-Fogo
A televisão ainda estava dando os primeiros passos no país quando o programa da TV Tupi Pinga-Fogo apresentou Chico Xavier, em canal aberto, abordando o Espiritismo aos brasileiros. A entrevista aconteceu em três momentos, 27 e 28 de julho e em 21 de dezembro de 1971, em mais de 2 horas de duração cada. O programa foi transmitido em rede nacional e trouxe a maior audiência registrada para este tipo de formato até então, 75%, mantendo o recorde, sendo atualmente considerado um marco na história da TV brasileira.

A FEB
Fundada em 1884, a Federação Espírita Brasileira é uma instituição referência sobre o Espiritismo no mundo. A FEB tem por missão oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem. Com sede administrativa em Brasília e histórica no Rio de Janeiro, é mantida com a venda de livros, por doações e trabalho voluntário.

Estudos citados no texto: Censo/IBGE 2010 - Recorte Religião
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques

Mayara Paz | Assessora de Imprensa e Coordenadora de Comunicação/FEB

Federação Espírita Brasileira | FEB


-- 

 


A vida de Chico Xavier