O que é o espiritismo?

Fonte: Lições do espírito

O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1].

Leia mais...

Fonte: Letra Espírita - Por: Fernanda Oliveira

“Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

Quando o corpo físico repousa o espírito se liberta do corpo físico, o nosso espírito jamais está ocioso, durante o sono, situações de hipnose, meditação, traumas e anestesias afrouxam-se os laços que prendem o corpo.

Leia mais...

Fonte: Livro dos espíritos

VIII – Lembranças da Existência Corpórea
304. O Espírito se lembra da sua existência corpórea?
— Sim, tendo vivido muitas vezes como homem, recorda-se do que foi. E te asseguro que, por vezes, ri-se de piedade de si mesmo.

Comentário de Kardec: Como o homem que, atingindo a idade da razão, ri das suas loucuras da juventude ou das puerilidades da sua infância.

Leia mais...

Fonte: Portal do espírito - Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva - Imagem: Divulgação/Pixabay

Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

Leia mais...

A vida de Chico Xavier