fbpx
HomeInformativoO que é o espiritismoOs Espíritos usam roupas?
Domingo, 23 Fevereiro 2020 12:58

Os Espíritos usam roupas?


Imagem: Pixabay
Fonte : Letra Espírita
Por: Priscila Gonçalves

“Os Espíritos usam roupas?”, é uma pergunta bem pertinente não só aos que começam a estudar a Doutrina Espírita, mas àqueles que já estudam e nutrem um certo conhecimento sobre o assunto.

Começo este artigo lembrando de uma conversa que tive com um amigo a respeito de seus companheiros Espirituais, dentre os quais, um deles se apresenta ao trabalho vestido de motoqueiro, com direito a jaqueta e botas de couro preta, calça rasgada, além de muitos acessórios de couro e tachas, bem Rock N’ Roll mesmo.

Meu amigo então me explicou que ele se apresenta assim, pois trabalha em becos, ruas, e outros locais onde há uma grande concentração de dependentes químicos e Espíritos que vibram em sintonia inferior, e que, por isso, precisa “familiarizar-se” com o ambiente para ter sucesso nos resgates dos irmãos menos esclarecidos que ali se fazem presentes. Fiquei bastante interessada neste tema, e agora vou desenvolver um pouco para vocês leitores.

Entrando no mérito das aparições, primeiramente, em “A Gênese”, obra básica da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, encontramos uma explicação sobre como se dão estes fenômenos, no item 35, que diz:

“35. Para nós, o perispírito, no seu estado normal, é invisível; mas, como é formado de substância etérea, o Espírito, em certos casos, pode, por ato da sua vontade, fazê-lo passar por uma modificação molecular que o torna momentaneamente visível. É assim que se produzem as aparições, que não se dão, do mesmo modo que os outros fenômenos, fora das leis da natureza. Nada tem esse de mais extraordinário, do que o do vapor que, quando muito rarefeito, é invisível, mas que se torna visível, quando condensado.”.

Em outra obra espírita, intitulada “Evolução em Dois Mundos”, o Espírito André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, nos orienta sobre os princípios que regem a apresentação dos Espíritos desencarnados aos médiuns humanos.

Os aspectos das entidades pode variar, e os Espíritos superiores pelo controle que exercem sobre as células psicossomáticas, podem se apresentar da forma que melhor convir. Na obra em questão encontramos o seguinte diálogo e explicação:

“— Como interpretaremos a existência de roupas, calçados e peças proféticas nas entidades desencarnadas se tais petrechos são inanimados, não sendo dirigidos de modo direto pela mente?

— A mente não comanda as moléculas de algodão do vestuário de que se serve no corpo físico, mas pode usá-las, segundo as suas necessidades no mundo.

Ocorre o mesmo no Plano Espiritual, em que nos utilizamos das possibilidades ao nosso alcance para atender a esse ou àquele imperativo de nossa apresentação.”

Decerto, podemos entender claramente nestes trechos apresentados, que sim, os Espíritos usam roupas, não da forma como conhecemos aqui na Terra, mas vestes fluídicas, e por vezes semelhantes às que eles usavam enquanto encarnados até se acostumarem a vida em outro plano, e assim, a adaptação acontece, no tempo individual de cada um.

Falando do trabalho exercido pelos Espíritos mais evoluídos em planos inferiores, podemos dizer também que à partir da permissão concedida, eles podem “se vestir” da forma que melhor for conivente com o ambiente em que terão de trabalhar, para se familiarizarem ao local, e obterem êxito em suas missões de resgate e auxílio as almas doentes que ali se encontram, seja nas ruas, prostíbulos, ou em qualquer outro lugar que necessite do trabalho incessante destes nossos amigos tão dedicados e amorosos.

Finalizo este texto deixando um divertido vídeo do canal Amigos da Luz, onde um Espírito aparentemente malfazejo aos olhos de outro, se encontra em uma colônia espiritual.

Agradeço imensamente ao Fabio Oliviere e a todos do Amigos da Luz, que me permitiu a utilização e referência do vídeo neste artigo: 


REFERÊNCIAS

O LIVRO dos médiuns. 62. ed. [S. l.]: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, [1996?].

KARDEC, Allan. A GÊNESE. 53. ed. [S. l.]: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, 2013.
LUIZ, André; XAVIER, Francisco Candido; VIEIRA, Waldo. Evolução em dois mundos. [S. l.]: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, [ca.1980].

Last modified on Domingo, 23 Fevereiro 2020 13:08

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...
  • Quando sair deixe a porta aberta...


    Por: Wellington Balbo

    Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

    Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

    Leia mais...
  • Perante o medo, a oportunidade de ser

     


    Imagem : Pixabay
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    O mundo convulsiona pelo medo, mais que reage pela prevenção. O medo enfraquece e ajuda a adoecer, enquanto a prevenção é força e forma de impedir o mal de estender suas garras sobre todos. Não falo especificamente do vírus que se tornou o assunto incansável e necessário, manifesto-me de modo geral. As pessoas comumente temem o desconhecido e se desesperam com o que acham que não podem controlar. Por seu impacto um vírus novo causa pânico, enquanto a fome, por exemplo, mata 1 pessoa a cada 5 segundos e não apavora tanto, porque, talvez, ela não seja anunciada ou por não serem todos potenciais vítimas dela.

    Leia mais...
  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato