fbpx
HomeInformativoInstituições

Instituições

Toda Comarca precisa ter um Grupo de Apoio à Adoção e Itu não dispunha deste Grupo.

Na Semana Nacional da Adoção em Seminário realizado nas dependências do Fórum de Itu, foi finalmente dado início à formação deste Grupo, por iniciativa do Grupo Parlamentar Pró Adoção.

Os voluntários então tiveram sua primeira reunião em 05 de junho de 2014, data de formação e fundação do Grupo, o qual dessa data em diante foi tomando corpo e após outras reuniões, finalmente se tornou um Grupo, sendo que já possuí inclusive um nome: Filhos do Coração.

Fundada no dia 2 de maio de 1965, a instituição está sediada no bairro Casa Forte, na bela cidade do Recife.

Vivendo sob o regime ditatorial militar e sem deixar o orgulho de lado para manter seu autoritarismo e repressão frente aos mais fracos, o Brasil, durante a década de 70, foi palco de grandes acontecimentos, principalmente na área cultural (música, teatro, cinema e literatura). Contudo, em abril de 1965, na cidade de Guarujá-SP, realizava-se a primeira edição do Festival de Música Popular Brasileira, um movimento que iria quebrar os paradigmas da época.

No mês seguinte, na cidade do Recife-PE brotava mais uma semente que “lutaria” a favor dos simples e humildes de coração, entretanto, ficaria contra o orgulho, que ainda permanece entre muitos dos encarnados no planeta Terra. Nascia aí a Associação Espírita Casa dos Humildes, uma magnífica e honrosa instituição, presente há 48 anos na capital pernambucana, que, segundo a Prefeitura Municipal, é a cidade que concentra os negócios e atividades governamentais do Estado.

Quarta, 07 Agosto 2013 20:48

Ao idoso com carinho

A frase acima pode servir perfeitamente de legenda para o trabalho realizado pela Fundação Espírita João de Freitas

Lúcio Aneu Sêneca, romano, nasceu no ano 4 a.C. e desencarnou em Roma aos 68 anos de idade. Rico, vivia uma vida simples e buscava contemplá-la com o melhor das suas forças e da sua filosofia. Um dia refletindo sobre os anciãos disse: “Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.” Com muita propriedade o filósofo, contemporâneo de Jesus, olhava para o idoso com ternura ofertando-lhe uma colher de estímulo. Em verdade quando se chega aos anos superiores da vida física o homem traz em si toda uma gama de experiências. Somente mais tarde o ser encarnado pode avaliar o valor de uma existência no corpo físico. Ali, quase sempre distanciado dos ardores e das paixões, pode refletir com calma e sabedoria utilizando para isto a ferramenta da maturidade. É bom conversar com o idoso. É bom encontrá-lo no clube, na praia, nas arenas dos grandes torneios, é bom tentar ler seus pensamentos, divagações e apreciar seu sorriso cálido, suas mãos que realizaram, seus sonhos de encontros com o Deus da sua crença. Ao seu lado muitas vezes nos sentimos enternecidos. Quantos vovôs e vovós não se tornam arrimos psicológicos de uma família. Quantas vezes suas presenças são requisitadas para uma opinião sensata porque eivada de conhecimentos...

Quarta, 24 Julho 2013 23:25

Centro espírita Jesus

93 anos de amor ao próximo

Por: Rita Ramos Cordeiro 

O Centro Espírita Jesus foi fundado no dia 22 de maio de 1920 por um grupo de pessoas que tinham como missão congregar pessoas sem distinção de sexo ou nacionalidade, a fim de praticar o Espiritismo, se constituindo em trabalhos práticos e teóricos, inclusive na prática indistinta da caridade.

A sede CEJ é própria e para sua manutenção conta com diversos tipos de doação e com a realização de eventos.

Atualmente o Centro Espírita Jesus recebe mensalmente cerca de 1.800 pessoas, entre assistidos e colaboradores.

Ampliando as atividades da Casa, o CEJ conta com uma Comissão de Eventos, responsável pelas festas típicas, feiras de artesanato, entre outras.

Quinta, 23 Mai 2013 20:06

Casas André Luiz

Há 63 anos Transformando Vidas!

O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, foi fundado em 28 de janeiro de 1949. Uma Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desde o início optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual, em todos os graus de comprometimento: leve, moderado, grave e profundo com ou sem deficiência física associada.

Contando inicialmente com atendimento para 15 crianças carentes com deficiência intelectual, em uma residência na cidade de Guarulhos,logo sentiu-se a necessidade de ampliar o espaço em razão da enorme procura da sociedade. Assim, no ano de 1959, foi adquirido um terreno de 70.000 m², onde foram construídas as 4 Unidades hoje existentes, respectivamente nos anos de 1962, 1964, 1968 e 1974.

Atualmente são atendidos cerca de 1600 pacientes, dos quais 600 são residentes na Unidade de longa Permanência necessitando de cuidados por toda a vida, e os demais em regime ambulatorial, onde são realizados aproximadamente 2.000 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com qualidade e continuar partilhando do convívio familiar e social.

Ao paciente é oferecido atendimento médico em todas as suas especialidades: Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Radiologia que, associado às terapias de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia Neuromotora e Cardiorrespiratória, e às atividades interdisciplinares de Educação Física, Terapia Ocupacional e Serviço Social, geram qualidade de vida ao paciente, missão essa estabelecida pela Instituição.

O Centro Espírita Nosso Lar nasceu em 28 de janeiro de 1949, na rua Ezequiel Freire, 732, Santana.

Casa onde  morou o idealizador desta obra, João Castardelli que, aos 12 anos, já escrevia textos espiritualistas  para   o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Desencarnou jovem, vítima de séria doença que aos  18 anos não lhe permitia a saída de casa. Desta forma, a família intensificou os estudos da Doutrina Espírita, e João passou a dirigir os trabalhos e reuniões em seu lar. Mesmo após o seu desencarne, as reuniões continuaram, e a cada encontro o número  de freqüentadores crescia, o que levou Paulo  Castaldelli a oficializar os encontros,  fundando o Centro. O sonho de João estava se  concretizando.

No dia da cerimônia de inauguração, foi criado o primeiro estatuto da Instituição, cuja finalidade é promover a caridade espiritual e material,  sem qualquer  distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo ou faixa etária. Lembrando-se da orientação de  João, o trabalho do Centro foi intensificado nos  cuidados às crianças órfãs. 

Uma   mensagem espiritual muda o curso dos trabalhos, enfatizando que deveria cuidar de crianças portadoras de deficiência física e mental. 

As diretrizes da Instituição são conseqüências do estudo  e prática da Doutrina Espírita.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...
  • Quando sair deixe a porta aberta...


    Por: Wellington Balbo

    Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

    Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

    Leia mais...
  • Perante o medo, a oportunidade de ser

     


    Imagem : Pixabay
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    O mundo convulsiona pelo medo, mais que reage pela prevenção. O medo enfraquece e ajuda a adoecer, enquanto a prevenção é força e forma de impedir o mal de estender suas garras sobre todos. Não falo especificamente do vírus que se tornou o assunto incansável e necessário, manifesto-me de modo geral. As pessoas comumente temem o desconhecido e se desesperam com o que acham que não podem controlar. Por seu impacto um vírus novo causa pânico, enquanto a fome, por exemplo, mata 1 pessoa a cada 5 segundos e não apavora tanto, porque, talvez, ela não seja anunciada ou por não serem todos potenciais vítimas dela.

    Leia mais...
  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato