fbpx

Artigos

Domingo, 05 Abril 2020 19:11

Destino ou livre arbítrio?


Por: Eduardo Rossatto

Destino é, nas palavras de André Luiz em "A vida continua", a soma dos nossos próprios atos. Na doutrina espírita, esta palavra é raramente usada, pois ela denota passividade e o espírito é sempre senhor do seu destino através do que chamamos de "livre-arbítrio". Segundo a questão 872 do "Livro dos Espíritos", livre-arbítrio é a liberdade do espírito em fazer a escolha da existência e das provas (quando ainda desencarnado) e a faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nós somos submetidos (quando encarnado). Há muitas fontes nas quais podemos estudar sobre o assunto, como o excelente capítulo 3 da Terceira Parte de "O Espírito e o Tempo" de J. Herculano Pires, mas vamos focar nas questões 843 até 872 do "Livro dos Espíritos".

Domingo, 05 Abril 2020 19:07

Médicos – “mecânicos“ de Deus

 


Fonte: Euripedes kuhl
Por: Euripedes Kuhl

Figuradamente, considero que a mais perfeita máquina existente no planeta Terra é o corpo humano; dentre tantas, apenas outra das infinitas obras-primas do Criador.
Máquina perfeita, maravilhosa, eficientíssima — única!

Sábado, 21 Março 2020 19:37

Por que Deus permite o sofrimento?




Imagem: Pixabay
Por: Eduardo Rossatto

Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

Sábado, 21 Março 2020 19:36

Lado diverso da moeda




Por:
Orson Peter Carrara

Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

Sábado, 21 Março 2020 19:35

Quando sair deixe a porta aberta...


Por: Wellington Balbo

Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

Domingo, 15 Março 2020 17:41

O Bem e o Mal


Por: Wellington Balbo

Kardec aborda o tema “Bem e o Mal” em O Livro dos Espíritos, e a abordagem vai da questão 629 até a 646.

A moral para os Espíritos é a diretriz que faz o homem seguir no caminho distante do egoísmo, propondo pensar no bem do conjunto, muitas vezes em detrimento de seus desejos.

A inteligência é a ferramenta ideal para o homem distinguir o bem do mal. Portanto, quanto mais desenvolvida a inteligência do homem, mais condições de discernir entre bem e mal e, consequentemente, maior sua responsabilidade.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato